Área do Parceiro Área do Inquilino

Imobiliária ou corretor de imóveis? Saiba como o Seguro Fiança Locatícia ajuda a proteger o seu negócio!

Criado em 5 de janeiro de 2023

Coberturas especiais para empresas de todos os tamanhos

Proteção financeira não é privilégio de proprietário e locatário quando se fala em aluguel de imóveis, sabia? Nós já te contamos por aqui quais são os benefícios que o seguro fiança locatícia ao proprietário e para o inquilino, certo?

Entretanto, há outros personagens desta negociação que também são fundamentais neste processo: a imobiliária e seus corretores.

Quando falamos nesses personagens, o que queremos dizer é:

O seguro fiança permite uma blindagem maior deste intermediário para que ele não seja impactado com possíveis dívidas geradas pelo inquilino do imóvel.

Isso é garantido, graças a uma análise de crédito detalhada, que é feita antes do seguro fiança locatícia ser liberado para contratação pelo locatário.

“É realizada uma avaliação detalhada de crédito e risco antes de dar o preço para o cliente na ponta. A gente olha para o perfil dos locatários de uma maneira integral e analisa as informações pensando na imobiliária parceira, para que o seguro fiança também a proteja”, explica Danielle Marques Araujo Santos, executiva de contas da Too Seguros.

Um dos maiores receios das imobiliárias e corretores é ter que lidar com ações de despejo de inquilinos inadimplentes.

“O tempo médio de despejo, hoje em dia, está em torno de oito meses e o cheque caução, por exemplo, normalmente garante apenas três meses de proteção ao locador e, consequentemente, à imobiliária que administra o aluguel”

explica Gustavo Frattini, proprietário da Compagno Seguros e Saúde.

sejaparceiro

 

O seguro fiança locatícia e a pandemia

Em meio à disseminação do Covid-19 pelo mundo, a valorização do seguro fiança locatícia pelas corretoras aumentou ainda mais. E isso se deve, em grande parte, à previsão inicial de crescimento dos índices de inadimplência e possíveis problemas contratuais resultantes dos impactos financeiros da pandemia na vida de quem vive de aluguel.

Para Gustavo, uma das opções dentro da Compagno Seguros e Saúde atualmente é o seguro fiança. “O fiador é burocrático e complexo demais, precisa contratar um advogado mediante altos custos e ainda leva anos para conseguir executar o imóvel, se necessário. Ainda correndo o risco de não conseguir fazê-lo”, completa.

Em comparação às outras modalidades possíveis, o seguro fiança sai realmente na frente para proteger o negócio das imobiliárias. Uma prova disso são os números da Compagno em 2020.

Ele conta ainda que a comercialização do seguro fiança locatícia acaba sempre impulsionando outros serviços oferecidos pelas imobiliárias. “Esses clientes que vem para o seguro fiança, acabam fechando também outros seguros. Fora as possíveis parcerias com imobiliárias que indicam clientes e trazem outros negócios”, diz.

 

Parceria além dos números

Gerar bons resultados é a principal meta da corretora. Afinal, aumentar o lucro dos parceiros beneficia todos os envolvidos na comercialização do serviço. Mas, é importante também que a fornecedora do seguro fiança se coloque como um canal totalmente disponível para sanar qualquer dúvida que seus parceiros possuam.

Tipos de imóveis que podem contratar seguro fiança locatícia

Algo fundamental a esclarecer quando se trata de seguro fiança locatícia são os tipos de imóveis que podem contratá-lo.

Isso porque além de alguns requisitos que podem ser solicitados em relação à análise do perfil de quem vai contratar existem os tipos de imóveis.

Em geral, podemos citar diversos tipos de imóveis que podem participar desta contratação, desde que tenham condições de ocupação.

Assim, em resumo podem ser:

  • Casas e apartamentos residenciais.
  • Comércio.
  • Escritórios.
  • Estabelecimentos comerciais de diversas naturezas.

Segundo a Lei do Inquilinato, Lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, há ainda todas as disposições necessárias para entender o regimento da locação de imóveis urbanos em geral.

O contrato do seguro fiança locatícia é opcional e caso o inquilino não tenha aprovação do perfil,o proprietário pode exigir outras garantias. No entanto, muitas são as vantagens com ele, oque torna seu custo x benefício muito maior.

Não há preocupações ou despesas com advogado em caso de inadimplência. Nesse contexto, ele traz mais benefícios em relação a outras garantias.

Corretor x Imobiliária x Seguradora: qual o papel de cada um nesse processo?

Algo muito importante a esclarecer também é o papel da imobiliária, do intermediário (corretor) e da seguradora no processo de locação, especialmente quando envolve o seguro, que não é obrigatório.

A imobiliária será responsável por verificar as condições do imóivel, antes e depois, e de pedir alguma garantia, como o próprio fiador. Nem sempre é possível o inquilino contar com um. Às vezes também é bem difícil para ele ter outras formas de garantias.

Em todo esse processo, no entanto, o corretor possui papel fundamental durante a negociação e o esclarecimento do cliente sobre quais alternativas ele possui para locar com mais segurança. É ele quem operacionaliza toda a negociação.

A seguradora oferece o produto e a credibilidade, mas a comunicação precisa ficar clara em relação aos benefícios. “A seguradora deve olhar com atenção ao corretor, pois é quem conversa com o inquilino e vende o produto. Não adianta possuir inúmeros benefícios em nosso seguro, sendo que não apresentamos de forma clara ao corretor”

avalia Danielle.

 

Quais são os benefícios do seguro fiança locatícia?

Por fim, além de ajudar as imobiliárias, o seguro fiança locatícia oferece vantagens a todos os envolvidos.

 

Você que lida com clientes que podem se beneficiar dessa solução, gostou desse conteúdo?

Ele te ajudou a entender os benefícios do seguro fiança locatícia não só para a imobiliária, mas para seu cliente? Aproveite e conheça mais sobre o produto e os benefícios, o que vai te ajudar a esclarecer ainda mais seus benefícios na hora de ofertá-lo!

Este conteúdo foi realizado pela Too Seguros em parceria com a Compagno.

Link do post original: https://blog.tooseguros.com.br/como-seguro-fianca-ajuda-o-negocio/

por Deborah Angelini
19 out 2021

Deborah é formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Comunicação e Mídias Sociais na ESPM. É produtora de conteúdos para seguradoras e agora escreve sobre as inovações e os serviços da Too Seguros.

Ver todas as postagens de Deborah Angelini 

Deixe um comentário

Desenvolvido com     pelo time Compagno

Escaneie o QR Code com seu celular para baixar o aplicativo

Escaneie o QR Code com seu celular para baixar o aplicativo